Apoio e bom-humor para lidar com momentos desafiadores

O momento é de desafios, mas, também, de união – mesmo que estejamos fisicamente distantes. Por isso, na unidade da Yara Brasil em Rio Grande, adotamos diversas medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Nesse sentido, manter nosso compromisso de trabalhar com saúde e segurança também inclui estarmos atentos ao lado emocional de todos os colaboradores.

Desde o início da pandemia criamos uma série de ações que incentivam o diálogo e o bem-estar. Sabemos que enfrentamos um momento único – não só dentro da empresa. Algumas pessoas estão passando por enormes desafios ao trabalhar em casa com filhos pequenos, outras moram sozinhas e estão totalmente isoladas do convívio social. Nas unidades, embora não estejam em isolamento social, nossas equipes enfrentam obstáculos diferentes em seu dia a dia e nós estamos sempre atentos para ajudar.

Termômetro do bem-estar

Com o objetivo de apoiar nossos colaboradores neste momento tão complexo, criamos uma enquete para monitorar diariamente como estão se sentindo em meio ao contexto em que vivemos.

A pesquisa, chamada Termômetro do bem-estar, está disponível para que os colaboradores, sempre que possível, respondam. As respostas são recebidas pela área de Recursos Humanos da Unidade e, ao identificar colaboradores que afirmam não estarem bem, passam para a equipe de saúde que entra em contato para saber mais detalhes e encaminhar para áreas responsáveis.

“Na maioria das vezes as pessoas só querem desabafar. Elas conversam com o médico da unidade e ao final do contato já se sentem melhor. Se o caso precisar de cuidados específicos, a área de saúde encaminha para psicólogos, psiquiatras ou assistente social”, explica Mirelli Ferreira, Analista de Recursos Humanos da unidade.

Gestores atentos, equipes abertas ao diálogo

Periodicamente também são realizados na unidade os “Diálogos de bem-estar”. Um momento onde as lideranças reúnem suas equipes para uma conversa informal com o objetivo de perceber e dividir as dificuldades encontradas por todos neste momento de pandemia. Aqueles que se sentirem à vontade podem contar sua experiência, ouvir os colegas e bater um papo descontraído – tudo em busca de um ambiente de trabalho mais tranquilo.

A dica é simples: procurar ajuda. Qualquer colaborador que estiver passando por dificuldades para lidar com esse momento, deve procurar esse auxílio da empresa – que está disponível nos mais variados canais, seja diretamente com o gestor, com a área de RH, no Ambulatório de Saúde ou, até mesmo, por telefone.

Bom-humor e música na unidade

Quem canta, seu males espanta! Em clima de alegria, porém com muita informação, um grupo formado por colaboradores da unidade de Rio Grande e seus familiares exerceu a criatividade e produziu uma música e um videoclipe que traduz o que todos nós desejamos nesse momento: que a pandemia vá embora logo.

No ritmo do pagode, o vídeo, que expressa o momento pelo qual estamos enfrentando, reforça os cuidados que devemos tomar e a preocupação da nossa empresa com as pessoas, circulou internamente entre os times e acabou viralizando nas redes sociais.

“O grupo Realeza existe há seis anos e já tínhamos o costume de fazer paródias. Foi então que o nosso diretor Lucas Elizalde, nos passou a missão de criar uma música que ajudasse na conscientização sobre o Covid-19. O pessoal da banda realmente se esforçou e o resultado foi muito satisfatório, fazendo com que os funcionários se sentissem bem para desenvolver o melhor do seu trabalho”, conta Salomão, um dos integrantes da banda.

O resultado, como não poderia deixar de ser, foi um sucesso de likes e elogios. Dá o play abaixo e canta com a gente: Xô, COVID-19!


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Doações

Banco de Alimentos: levando esperança a quem precisa durante o ano todo

ler mais
Pessoas

Projeto Pescar: inscrições abertas e muito conhecimento para a turma 2021

ler mais
Pessoas

Nova RIG foi exemplo de Indústria 4.0 em painel sobre inovação no Insight Sul

ler mais