Juntos pela melhoria

Em 2020 estamos comemorando três anos de YPS (Yara Productivity System) em Rio Grande. O programa, inserido na nossa cultura de melhoria contínua, chegou em RIG em outubro de 2017 e desde então faz parte da nossa jornada e maneira de trabalhar. Na essência, o YPS serve para aprimorar a rotina e os resultados, através da otimização de custos, alinhamento de processos e melhoria nas atividades. Tudo é calculado para melhorar a produtividade, e aqui não se trata apenas de produção, mas também de qualidade de vida para o operador, focado na ergonomia e bem-estar. Essa otimização conta muito na hora de combater o desperdício ou identificar processos que não agregam valor.

Sempre buscando envolver as pessoas nessa construção, este ano tivemos que inovar mais uma vez na hora de comemorar os três anos de YPS. A situação da pandemia criou um desafio ainda maior: o de não deixar a data passar em branco e respeitar todos os protocolos. Foi então que resolvemos fazer um vídeo comemorativo, para circular por whatsapp e TVs da empresa, e também preparamos um kit personalizado. Uma caixinha especial, que foi entregue para cada um dos colaboradores, com a ajuda dos líderes. Cada detalhe é sempre pensado com atenção e cuidado.


Bem-estar que gera resultados

Quando Eduarda Carrion começou na Yara como estagiária, em 2018, o YPS estava no início, sendo construído. Ambos caminharam juntos, ela foi conhecendo as ferramentas aos poucos e hoje conta que foi um divisor de águas, já que os processos a ajudaram a descobrir o caminho que queria seguir como profissional. Em 2019 já passou a ser Analista de Processo Jr. e teve a primeira iniciativa. O objetivo era reduzir o tempo de troca de fórmula dentro da unidade de granulação de 8h para 6h. O desafio inicial foi apresentar a ferramenta, envolver a todos no processo e explicar a finalidade da mudança. O time abraçou a causa e Eduarda lembra do resultado com satisfação: “Foi sensacional, a gente não só conseguiu reduzir de 8h para 6h, mas sim para 2,5h. Isso nos levou a ganhar uma das melhores iniciativas da Yara Brasil, levamos esse reconhecimento para o time da produção. Foi mto importante e emocionante!”.

Assim, Eduarda foi descobrindo as funcionalidades das ferramentas e, principalmente, o poder que o YPS tem de mudar a mentalidade das pessoas dentro da planta. Cada vez mais se aprofundando no projeto, ela passou a viver isso no dia a dia e também compartilhar conhecimento com a equipe. Hoje, aos 24 anos, Eduarda, que é natural de Bagé mas vive desde os cinco anos em Rio Grande, é supervisora de produção. Todos os dias ela busca esse olhar diferente, sempre explicando o sentido de cada ferramenta dentro da planta: “Hoje como produção estamos muito mais evoluídos, já fomos reconhecidos como time no programa. Estamos sempre com olhar diferente, temos que ver o YPS como uma ferramenta para otimizar nossa rotina, algo que pode deixar nosso dia mais leve.”, conta.

Outra melhoria que lembra com orgulho foi quando o time implementou um sistema simples de roldana que facilitou a limpeza de um fosso: “Foi uma das primeiras coisas que fizemos e foi maravilhoso, mudou muito nossa rotina.”, lembra. Neste caso, além do tempo, a equipe ganhou em ergonomia, já que antes o serviço que era feito com pás agora é realizado com baldes e cordas. Ela relata que a mentalidade dos colegas mudou muito, todos evoluíram juntos. Antes os processos eram muito centralizados no supervisor, por exemplo, agora os líderes não são sobrecarregados e repassam as responsabilidades para o time, que acaba amadurecendo.

Eduarda também explica que as ações vão muito além de uma melhoria visual de ambiente, mas também otimizam o tempo e melhoram muito a qualidade de vida dos colaboradores: “Uso as próprias ferramentas do YPS para explicar novos recursos e conseguir levar o conhecimento.”, relata. Ressaltando que as mudanças são em todos os níveis, ela lembra como mudou de hábitos até mesmo com a família. Sempre atenta à higienização e limpeza, passou a fazer diferente em casa também: “Depois que comecei a estudar o 5s (programa de gestão de qualidade empresarial) passei a me organizar diferente em casa. Agora deixo todo o material de limpeza que vou usar mais engatilhado, é mais prático.”. Com visível orgulho de participar de tantas mudanças e melhorias, Eduarda é a prova de que tudo está interligado e todos crescem juntos: “Essa é a essência da melhoria contínua. Enxergar com olhos de transformar e melhorar sempre.”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *