Na Yara RIG, lugar de mulher também é na manutenção



A manutenção industrial é uma das áreas que garante a qualidade e a excelência dos equipamentos e produtos. O setor, que até então era composto por profissionais do gênero masculino, se tornou também um espaço de inclusão feminina.


Há um ano, o projeto Mulheres na Manutenção vem provando que os resultados são melhores e mais consistentes quando temos profissionais diversos trabalhando juntos. A unidade da Yara no Rio Grande vem dando espaço para mulheres que querem aprender na prática e fazer carreira na área da mecânica e elétrica, e já vem colhendo frutos de uma equipe mais completa, pronta para um novo futuro que já começou.


SOBRE O PROJETO

Durante os processos de seleção na Yara Rio Grande, o setor de RH notou o grande interesse de mulheres bem qualificadas pelas vagas ofertadas, mas muitas delas não conseguiam conquistar seu espaço por possuírem pouca ou até mesmo nenhuma prática na área. Foi assim que a Unidade decidiu abrir vagas extras e exclusivas, oferecendo todo o treinamento on the job necessário. Ao final desse período de prática, é realizada uma prova de seleção aplicada pelo SENAI a todos os candidatos (de ambos os sexos) e as vagas são preenchidas de forma igualitária.

PROGRAMA BEM SUCEDIDO

Uma das recém contratadas e que também fez parte do projeto é Celine Ferreira dos Santos. O projeto ainda estava em andamento quando ela decidiu se inscrever para uma vaga interna e participou de um processo de seleção interno para a área mecânica na Nova unidade de Granulação, que entrou em marcha recentemente. Ela conta que desde criança era interessada pelo funcionamento de objetos e, ser aprovada no programa foi muito entusiasmante, ainda mais por iniciar sua carreira logo em uma nova unidade da Nova Rig!


Apesar de ser um setor de maioria masculina, Celine diz que foi muito bem recebida pelos colegas e que em nenhum momento se sentiu intimidada: “Ser mulher e estar nessa área é poder mostrar que somos capazes de tudo!” Ela ainda dá um recado para as colegas da mecânica que queiram dar o próximo passo na carreira: “Ouse sempre e vá além do que é esperado! Nunca desacredite de você mesma e saiba que você pode tudo. O primeiro passo é acreditar”.

Atualmente, o programa Mulheres na Manutenção está em sua segunda turma e planeja mais duas turmas para este ano de 2021.


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Cadeia de Alimentos

Fertilizante: dos bastidores da fábrica à alimentação do mundo

ler mais
Nutrição de Plantas

Nutrição e qualidade: duas palavras que andam juntas na Yara Rio Grande

ler mais
Cadeia de Alimentos

Estudo atesta a relevância do trabalho da Yara e o impacto da sua atividade no mundo

ler mais