Sobre a Yara

Somos uma empresa de nutrição de plantas que tem a missão de alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Produzimos fertilizantes que ajudam os produtores a cultivar alimentos em espaços menores, com mais produtividade e qualidade ao garantir uma nutrição adequada à cada cultura. Fundada na Europa em 1905, a Yara já nasceu com o objetivo de resolver a fome emergente no continente. De lá pra cá, crescemos muito e, hoje, temos uma presença mundial significativa, com negócios em mais de 160 países, suportados pelos nossos mais de 16 mil colaboradores.

Unidade de Rio Grande da Yara Brasil

Estamos presentes em Rio Grande desde o final dos anos 90, quando a Yara comprou sua primeira unidade no distrito industrial do município, onde a vocação de produção de fertilizantes já fazia parte do cotidiano dos colaboradores das indústrias instaladas na cidade.

Um dos grandes diferenciais dessa unidade é, até hoje, a existência de um píer, que é parte fundamental no processo produtivo, por onde recebemos a maioria da matéria prima que é usada para a produção de fertilizantes da unidade.

Desde nossa chegada em Rio Grande, nos coube valorizar as qualidades do local e das pessoas e desenvolver os negócios de forma sustentável. Alguns anos depois da primeira aquisição na cidade, adquirimos outras duas unidades industriais e, em 2017, iniciamos um movimento de expansão das nossas atividades através do Projeto Consolidação.

Com o investimento de cerca de R$ 2 bilhões, as unidades de Rio Grande se tornarão, em breve, no maior e mais moderno parque de produção e mistura de fertilizantes da América Latina. As obras estão em fase final, as primeiras unidades de mistura e ensaque de fertilizantes já estão operando com os equipamentos mais modernos do mercado e, em breve, as unidades de acidulação e granulação entrarão em fase de testes. 

Para nós, é muito claro que as pessoas são o principal motivo para a Yara alcançar tamanha relevância nas atividades industriais do município. Contribuímos significativamente para o desenvolvimento da economia local por meio dos cerca de 1000 colaboradores que são responsáveis por fazer a operação de RIG rodar a pleno.

Mas a presença marcante da nossa empresa na cidade não se restringe apenas ao distrito industrial. É por meio dos projetos de responsabilidade social que geramos impactos positivos na sociedade e podemos levar nossa missão para fora da empresa. Atividades como o curso de Educação Agroambiental desenvolvida pelo CCMar, o trabalho junto ao Banco de Alimentos, a manutenção do Projeto Pescar e as turmas de Jovens Aprendizes na modalidade Dual, são exemplos práticos de que podemos fazer uma sociedade colaborativa, um mundo sem fome e ter um planeta respeitado. Essa é a nossa visão para o futuro de todos nós.