YPS: Programa de melhoria contínua alinha conhecimentos adquiridos ao longo dos anos e mira em novas ideias para o futuro

Em 2017, a unidade da Yara em Rio Grande começava a mudar. A ambição em se tornar a Novar RIG foi o motivo perfeito para que todos passassem a investir esforços em um programa de melhoria contínua que tem o objetivo de mudar o mindset das pessoas. Então, o YPS (Yara Produtivity Sistem) começou a ser implementado no Brasil por aqui e se tornou parte importantíssima de todo o processo de transformação que o complexo industrial teve até agora.

Implementação de rotina com novas ferramentas de trabalho para o planejamento das equipes. Foto tirada antes da pandemia.

 “O programa tem tudo a ver com a Nova RIG, porque trouxe a mudança de cultura que era necessária para abraçar a construção da fábrica do futuro”, lembra Juliana Gettens, analista de Produtividade, que acompanhou de perto tudo isso. Hoje, é ela quem compartilha sua história na série​​ Nova RIG – feita por nós. 

“Formada em Engenharia Química pela FURG (Fundação Universidade de Rio Grande), comecei na Yara Brasil na área de Qualidade. Cerca de um ano depois abriu um processo interno com para uma vaga na área de Melhoria Contínua, onde estou hoje como analista de Produtividade.

O YPS veio para o Brasil em 2017, e RIG foi a primeira unidade de Production a rodar o programa. O projeto da Nova RIG estava chegando, cheio de inovações e tecnologia, como poderíamos nos organizar enquanto pessoas para participar desse processo e crescer junto com ele?

A mudança cultural que precisamos fazer é muito delicada e demora para acontecer, mas as lideranças e os times entraram de cabeça no Programa de Melhoria, e os resultados já podem ser vistos.

As ferramentas utilizadas no YPS, como o 5S, a Gestão de Performance, Trabalho Padrão e outras tantas, foram implantadas para otimizar nossos processos e facilitar o dia a dia dos colaboradores. Os documentos que eram utilizados antes precisaram ser readequados para uma linguagem mais moderna e engajadora.

Hoje, quando algum novo colaborador é admitido, ele já recebe o treinamento do YPS na integração. Além disso, temos um time específico que se dedica a dar treinamento para nossos colaboradores em sala de aula e em campo antes de eles irem para a operação.

Quando vamos na área e conversamos com o pessoal, recebemos os retornos positivos que são reflexo do YPS. Otimização de tempo, aumento de produtividade, organização das tarefas, segurança na produção e melhoria de clima organizacional são alguns dos benefícios que podem ser observados. Todos eles, direta ou indiretamente, são revertidos em ganhos para a organização.

A Nova RIG já é uma realidade, e o YPS já está implementado, mas ainda temos muito para fazer, porque como o nome diz, é Melhoria Contínua. Nosso desafio agora é fomentar as rotinas de melhoria inserindo-as como parte da nossa cultura organizacional.

Juliana Gettens, Analista de Produtividade

Trabalho em uma área que eu tenho paixão. Saber que faço parte da melhoria da vida das pessoas e que meu trabalho ajudou a construir esse grande projeto é muito gratificante.” – conclui Juliana.


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Pessoas

Para a Yara, diversidade é também pensar diferente

ler mais
Pessoas

Inscrições abertas para nova turma do Projeto Pescar

ler mais
Pessoas

Nova RIG foi exemplo de Indústria 4.0 em painel sobre inovação no Insight Sul

ler mais