Equipe de Alpinismo Industrial da Yara celebra sete anos de existência

Durante toda a jornada desse grupo, com atividades diárias de alto risco, nunca houve nenhum acidente com impacto em TRI

A equipe de alpinismo industrial do Complexo Industrial de Rio Grande da Yara completou 7 anos sem acidentes com impacto em TRI. O grupo, formado em 2016, é responsável por chegar em lugares de difícil acesso, de forma rápida e segura. São profissionais que fazem uma atividade com altíssimos riscos e, por isso, essa comemoração merece ainda mais destaque.

A equipe atua em atividades de manutenção civil, como reparos em estruturas de telhados, troca de telhas, limpeza  de  telhados e calhas, tratamento mecânico, pinturas em áreas de difícil acesso, resinagem de tubulações, entre outros. De acordo com Solaine Santos, gestora da área, para manter a segurança nesse tipo de trabalho, é necessário uma avaliação diária dos equipamentos de alpinismo, avaliação dos riscos de cada atividade e a manutenção de uma  rotina de higienização dos equipamentos. “Também é fundamental ter uma boa comunicação entre os colaboradores durante a execução dos acessos e das atividades em si”, explica Solaine.

Com a ampliação da unidade de  RIG, algumas demandas de acesso por corda aumentaram consideravelmente. Por isso, a unidade viu a possibilidade de treinar outros colaboradores para a realização dessas tarefas, agilizando as demandas sem depender tantos de outros recursos, como andaime e plataforma elevatórias. Queremos parabenizar a equipe, pois esse é um resultado muito importante, visto o alto risco dessas demandas. É importante ressaltar que esse número vem de um feito deles, pois são os maiores detentores de conhecimento das suas tarefas e vem trabalhando sempre de forma segura. O grupo está bem unido e sempre se fortalecendo”, completa a gestora.

Gabriela Hahn, supervisora de manutenção, se diz muito orgulhosa por chegar nesse marco de 7 anos sem acidentes. “Nós e os líderes apoiamos e supervisionamos, mas essa conquista é mérito dos alpinistas que estão extremamente preocupados com segurança e muito unidos, sempre se ajudando e trocando experiências”, relata.

Curiosidade:

A primeira e única mulher Alpinista Nível 3 do estado do Rio Grande do Sul é Fernanda Lemos, que faz parte da equipe de RIG.

Saiba quem são os profissionais que fazem parte do grupo de alpinismo de RIG:

  • Danrlei Witte
  • Fernanda Lemos
  • Douglas Silveira
  • Francinaldo Ferreira
  • Jossimar  Avila
  • Paulo Cesar Oliveira
  • Leandro Teixeira
  • Maicon Freitas
  • Hélio Leite
  • Israel Júlio

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Segurança

Simulados de segurança: uma iniciativa que salva vidas

ler mais
Pessoas

Segurança no trabalho e nas obras durante a pandemia.

ler mais
Segurança

No dia do Brigadista, o nosso muito obrigada a esses heróis

ler mais