Nova RIG: um compromisso com o futuro

Isadora Xavier é coordenadora de Meio Ambiente e Qualidade na Yara Brasil. Há dez anos na empresa, a profissional destaca o pioneirismo em relação à implementação de equipamentos de monitoramento, visando o menor impacto ambiental e o máximo cuidado com a sustentabilidade, pensando sempre no desenvolvimento da comunidade, dos colaboradores e das próximas gerações.

“Minha história com a Yara começou há quase dez anos, quando eu fiz estágio na área de Meio Ambiente. Ao longo desses anos, estive por um tempo na área de Segurança e outro período na Gestão Ambiental, onde atuo como coordenadora”, explica. Isadora acompanha os planos do projeto da nova RIG desde do início, sempre com foco nas questões ambientais.

Em 2020, Isadora retornou para a área de meio ambiente, quando uma parte do projeto já estava em operação e, em seguida, foi iniciada a etapa de obtenção de autorização para os testes e licenças para operação das unidades de produção. Nessa fase foi preciso mostrar aos órgãos ambientais que todos os combinados foram cumpridos na construção de uma planta com sistema de lavagem de gases extremamente moderno. Além disso, o sistema possui monitoramento contínuo e online dos gases emitidos pelas chaminés.

“Independente de estarmos construindo novas unidades, com sistemas totalmente novos, temos o compromisso de voltar nosso olhar para a granulação já existente, e também executar melhorias no sistema de lavagem e instalações de monitoramento de emissões atmosféricas”, conta a profissional.

Isadora sabe que o desafio para o futuro é cuidar com carinho para manter todo esse sistema operando de maneira adequada, entendendo que todo o investimento foi feito para a comunidade, colaboradores e futuras gerações. “Sinto muito orgulho ver que a preocupação da empresa com as questões ambientais e sustentabilidade é legítima. Faz parte da nossa missão proteger o planeta de forma responsável e, para isso, os impactos ambientais das nossas operações precisam ser minimizados. A implementação de uma fábrica como a nova RIG traz a tranquilidade de ver que estamos aqui para fazer diferente e realmente proteger as pessoas e o meio ambiente”, conclui.


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Sem categoria

Dois anos de pandemia e todos os cuidados que tivemos até aqui

ler mais
Sem categoria

Projeto Pescar: a volta das aulas presenciais e experiências práticas na empresa

ler mais
Sem categoria

Shiploader: novo investimento na unidade de Rio Grande foi pauta na mídia

ler mais