O cuidado nos une

Cuidar uns dos outros é o que nos mantém fortes

Manter os colaboradores seguros e saudáveis é nossa prioridade em qualquer parte do mundo. Por isso, a Yara Américas, acaba de lançar a campanha internacional “O cuidado nos une”, que tem como objetivo mobilizar os colaboradores da Yara, em 10 países da América Latina, em prol de um ambiente de trabalho mais seguro para todos. A campanha, que acontece no Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México e Peru, aborda 5 temas que são preocupações compartilhadas em todas as regiões: Cuidados ao manipular produtos químicos; Cuidados ao manipular cargas pesadas; Riscos envolvendo membros superiores; Riscos no trânsito (interno e externo) e Segurança no lar (home office).

As ações acontecem nas unidades operacionais, entre os times dos escritórios e comercial, e refletem o desejo de mobilizar todos os colaboradores, independente da área de atuação, sob um ponto em comum: cuidar uns dos outros é o que nos mantém fortes. “Toda semana é emitido um comunicado com o assunto que será abordado e, diariamente, reservamos cinco minutos do nosso tempo para conversar sobre esses pontos, em nossos DDS (Diálogos de Segurança). Esses momentos nos permitem conduzir as equipes a reflexões importantes sobre segurança. Através de materiais simples, porém didáticos, conseguimos dar espaço e suporte sobre esse tema tão importante”, conta a Supervisora de Operações de RIG, Camila Aveiro Gomes.

Todas as iniciativas em relação à segurança são importantes, pois elas geram engajamento das equipes. “Além disso, nesses momentos, conseguimos compartilhar experiências e ter uma troca entre unidades, pois os problemas que nós temos eles podem ter também e, assim, conseguimos nos ajudar. Independente da área em que trabalhamos, a nossa base forte é cuidar da gente e dos colegas, sempre”, finaliza a especialista.

Para o uruguaio Enrique Vianna, Analista de Saúde e Segurança da Yara Brasil, essa campanha apresenta uma ruptura de fronteiras. “É a primeira vez que fazemos uma campanha de segurança nesses moldes, envolvendo diversos países. É uma oportunidade de criar uma única só voz para um assunto tão importante, repercutindo temas críticos em diversas unidades”, completa Vianna.

A segurança além das portas da empresa

Um diferencial dessa campanha é o uso do Instagram como plataforma de interação entre os colaboradores. “A interação dentro dessa rede social nos traz um ambiente mais dinâmico, fazendo com que os colaboradores tenham uma participação direta, além de acesso a dicas e conversas com colegas de outros países”, explica Enrique.

A conta, criada especialmente para a campanha, acabou virando uma extensão dos ensinamentos, já que o olhar para a segurança começa com o colaborador dentro da fábrica e acaba indo além, até os familiares e comunidade. Acesse o perfil da campanha e participe também: @yarasafebychoice


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Segurança

Dia da Saúde e Segurança: O cuidado nos une

ler mais
Segurança

No dia do Brigadista, o nosso muito obrigada a esses heróis

ler mais
Segurança

Seguimos nos adaptando e encontrando soluções

ler mais