Paradas de manutenção: um momento de revisão e preparação para a próxima safra

O ano de 2021 foi de muito produtividade aqui em RIG. A fábrica teve uma expedição de 1.7 milhão de toneladas de produtos, um número 12% maior do que no ano anterior. Já na granulação, tivemos uma produção total de 727 mil toneladas de fertilizantes, o que corresponde a 35% a mais do que no ano passado, e a expectativa para esse ano é ainda maior. “Nossa meta é entregar, em 2022, um milhão de toneladas, 30% a mais que em 2021. Uma crescente bem significativa”, explica Régis, Maehler, Supervisor de PCP da unidade.

Depois desse ano de muita produção, é preciso fazer a manutenção do equipamento. As chamadas “Paradas de Manutenção” ocorrem em momentos de baixa demanda da agricultura. “Esse é um período do ano onde preparamos a unidade para as próximas entregas. É uma manutenção preventiva, uma varredura em toda a planta para encontrar possíveis falhas. A partir dessa varredura, fazemos substituições, ajustes e consertos para que a unidade esteja confiável para trabalhar na safra. Geralmente as paradas acontecem de janeiro a abril, mas nunca paramos todas as unidades ao mesmo tempo”, explica Leonardo Cofferri, Supervisor de Planejamento de Manutenção.

Durante as paradas, a planta continua produzindo, mas em marcha reduzida, com uma produção um pouco menor. As paradas garantem maior confiabilidade da planta para produzir, pois quando se executa uma parada de sucesso, a tendência é produzir bem durante o ano e entregar o volume desejado com segurança. “Esse momento serve para evitar que a gente precise corrigir a rota ao longo do ano. São feitas diversas revisões nas máquinas, verificando quais equipamentos têm tendência de sofrer falhas para evitar qualquer imprevisto, garantindo a segurança dos equipamentos e das equipes”.

Mas, para executar um trabalho tão grande e intenso, é preciso de uma equipe de peso. Além do time da Yara, são contratadas empresas parcerias com profissionais mecânicos e eletricistas. “Hoje as nossas paradas são as de maior porte no estado. Estamos com mais de 400 colaboradores contratados, mais o time da Yara, que tem cerca de 70 colaboradores envolvidos com a parada. São quase 500 pessoas envolvidas, para entendermos a grandeza desse momento”, finaliza Cofferri.


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Cadeia de Alimentos

RIG de portas abertas e laços fortes com os clientes

ler mais
Pessoas

No dia da Indústria, nosso post será para agradecer quem torna tudo possível

ler mais
Produtividade

Começando o ano com novidades: Laser Scanner eleva o nível de medição de estoques na unidade

ler mais