De pai para filho: a tradição que atravessa gerações

Trazemos hoje uma história que além de inspirar, revela um pouco de como a Yara cultiva e preserva a tradição dentro do seu espaço de trabalho. As competências técnicas que desenvolvemos ao longo da vida profissional é fruto também daquilo que aprendemos dentro de casa, nos ciclos que nos rodeiam. Partindo deste ponto, apresentamos o supervisor de manutenção da Yara Internacional, Manoel Cosme, que colabora há 9 anos dentro da empresa.

Manoel afirma que aprendeu com o pai, Sr. Marujo, a tradição da indústria e os valores agregados ao trabalho desenvolvido dentro e fora da fábrica. Tal conhecimento foi passado de pai para filho e perdura nas atividades desenvolvidas pelo supervisor de manutenção. “Meu pai começou a trabalhar com correias transportadoras no início da década de 70. Atualmente, com 71 anos de idade – já aposentado – ainda executa atividades nestes equipamentos. Minha inspiração, meu professor, então sou muito grato a todos ensinamentos.”

O colaborador compartilha que o passo dado dentro da empresa na última semana, ministrando um treinamento sobre emendas para correias reversoras com o time de vulcanização da Yara Brasil, na unidade de Rio Grande 1, carrega um valor simbólico da história que foi construída com o pai. “Meu mestre me mostrou tudo sobre correias transportadoras e a paixão passou de pai para filho. Assim como a profissão.”

A galeria de memórias encaminhada pelo profissional Manoel reforça a cultura passada de pai para filho. Nas fotos, o Sr. Marujo se faz presente junto do filho, mas também vemos os netos Francisco e Isabelle, filhos de Manoel. O acervo demonstra e registra a importância dos valores familiares e conhecimentos que permanecem em família, mas também atravessam a vida profissional dos supervisor enquanto líder e gestor de pessoas – atividade que requer empatia e um olhar de cuidado com o outro.


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Meio Ambiente

Ação pretende reduzir 1 milhão de copos de plástico usados por ano na unidade

ler mais
Pessoas

Câncer de mama: a prevenção é o melhor caminho

ler mais
Pessoas

Programa Qualificar: mais uma turma pronta para inovar e transformar

ler mais