Investir nas pessoas é prioridade na Nova RIG

Colaboradores no centro de treinamento da Yara. Foto feita antes da pandemia.

Desde o início do projeto, a Nova RIG foi alicerçada em três pilares: INFRAESTRUTURA, com a perspectiva no que há de mais moderno na indústria mundial de fertilizantes, PROCESSOS, para aperfeiçoar as rotinas de trabalho e PESSOAS, que são o bem maior da Yara. Para preparar as pessoas que já trabalhavam na empresa e desenvolve-las para assumirem os desafios necessários para operar o maior e mais moderno parque de produção e mistura de fertilizantes da América Latina, foi criado o Programa Qualificar, sobre o qual já falamos aqui.

Uma das turmas do Qualificar no prédio da nova Unidade de Granulação do complexo industrial de Rio Grande.

Agora, na reta final da fase de transformação da unidade, é comum encontrarmos pessoas como a Bruna da Conceição e o Mauro Machado, que participaram do programa, se desenvolveram profissionalmente e estão orgulhosos de quem se tornaram hoje. Eles compartilham suas histórias conosco e é com esses relatos que abrimos a série Nova RIG – feita por nós​. ​Confira: 

“Estou na Yara desde 2016, iniciei como safrista da área de Mistura e depois de três anos fui efetivada. Hoje, sou operadora na Produção. Em 2019 eu já participava do Programa Qualificar pela área de Mistura quando fui reprovada em uma prova do programa. Depois de um tempinho, a supervisora da Produção me chamou para uma conversa no RH e no início achei que seria demitida, mas na verdade foi um convite para voltar ao Qualificar, dessa vez, pelo time de Produção. Foi uma alegria sem tamanho. 

No início, foi bem desafiador, pois fazia um bom tempo que não estudava e quando comecei, na segunda turma, eu entendi que precisaria de um esforço a mais. Refleti onde eu tinha errado no primeiro e decidi que faria diferente. Não que eu não tivesse dedicado na primeira oportunidade, mas precisava de mais. Coloquei na minha cabeça que eu ia dar o meu máximo, o meu melhor. Foi muito difícil, mas eu tive muitas pessoas legais comigo, cada prova era um desafio único e uma nova vitória. 

Depois do programa, cheguei na Nova RIG e não sabia por onde começar, deu medo e insegurança, mas lembrei de tudo que tinha aprendido no Programa. Hoje estou aqui já tem quatro meses e a cada dia me sinto melhor e mais qualificada para as atividades que estou fazendo. O Qualificar abriu uma porta nova. Depois do programa eu voltei para a faculdade, estou cursando Logística. Foi uma oportunidade única para minha vida profissional e pessoal, sou muito grata ao Programa. 

Quero seguir crescendo na empresa, sou muito focada e aproveito todas as oportunidades que recebo aqui. A Yara é uma ótima empresa, que respeita e apoia seus colaboradores e eu tenho muito orgulho de fazer parte.” 

Bruna da Conceição, Operadora de Produção da Nova RIG.

​Mauro Machado relata: “O Programa Qualificar mudou minha visão de vida. Em questão de formação pessoal aprendi mais sobre mim mesmo, a exercer a empatia com os colegas e a encarar meus desafios do dia a dia. Fui convidado para fazer parte da 3ª turma junto com outros 13 colegas. Passamos cinco meses na sala de aula, sendo que nos primeiros com foco em todos os processos da Yara e depois tivemos disciplinas teóricas e práticas específicas da nossa área de atuação. Aprendemos e voltamos ao Senai depois para aprender ainda mais sobre a Nova RIG e suas inovações. ​

Sou muito grato por ter sido escolhido para participar do Programa. Eu tive uma grande vitória após o Qualificar passando de eletro instrumentista para líder de Manutenção. Um novo desafio na minha carreira que encaro com muita determinação. Sou grato aos colegas que encararam esse desafio junto comigo. 

Não é toda empresa que dá essa oportunidade de seus colaboradores estudarem e se desenvolverem dentro do horário de trabalho. Na minha opinião, o Qualificar é um projeto que deveria ser continuado sempre.”

Confira o depoimento do Mauro Machado, líder de Manutenção na Nova RIG.

Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Pessoas

Com nova linha de transmissão de energia elétrica, o Distrito Industrial e a nossa comunidade serão beneficiados

ler mais
Pessoas

Desafios e benefícios dos projetos para o desenvolvimento profissional

ler mais
Pessoas

Setembro Amarelo: precisamos falar sobre suicídio e depressão

ler mais