2021: um ano agitado e com números positivos na produção

Nesses últimos anos, muito em função da pandemia, todos os setores produtivos precisaram se adaptar e ganharam muitos aprendizados. Na Yara não foi diferente, mas, em 2021, alinhados com a finalização do projeto que duplicou a capacidade produtiva do complexo de Rio Grande, já começamos a colher resultados muito positivos de todo esse processo de mudança. Rui Filho, Coordenador de SEOE da Unidade Rio Grande, cuida desde os pedidos dos clientes até a entrega, passando pela aquisição da matéria prima, e conta que o ano foi de aprendizados. “Ganhamos uma fábrica nova, com toda a parte operacional e estrutura nova. Já tínhamos uma boa base teórica, mas o ano passado foi o chute inicial da prática, então o maior desafio foi o aprender e fazer uma boa entrega nesse cenário”, conta o coordenador.

Além da adaptação, e das medidas de segurança que tivemos que tomar em função da COVID-19, a fábrica também enfrentou incertezas quanto ao recebimento de matéria prima. “Durante o ano tivemos muita oscilação nas entregas das matérias primas e, mesmo assim, conseguimos superar as expectativas dos nossos clientes que receberam seus produtos dentro do prazo estabelecido”, orgulha-se. E os números mostram que a equipe tem motivos de sobra para comemorar. A fábrica teve uma expedição de 1.7 milhão de toneladas de produtos, um número 12% maior do que no ano anterior. “E 25% desse volume foi carregado no armazém externo, com o produto pronto, direto no caminhão do cliente, dando mais agilidade ao atendimento e evitando que os motoristas pegassem filas de produção”, revela Régis Maehler, Supervisor de PCP da unidade.

Durante o ano a equipe atendeu mais de 50 mil motoristas, um número bem superior ao de 2020, que foi de cerca de 30 mil motoristas. “Na granulação tivemos uma produção total de 727 mil toneladas de fertilizantes, o que corresponde a 35% a mais do que no ano passado. Todos esses números são reflexos positivos da nova unidade de granulação, a CR150. Essa unidade passou por grandes desafios, por ter um processo totalmente novo e, mesmo assim, o time conseguiu entregar números ótimos e a previsão é que esse ano seja ainda melhor. A expectativa é que em 2022 sejam entregues um milhão de toneladas, 30% a mais que em 2021. Uma crescente bem significativa”, explica Régis.

Com todos esses bons resultados, o sentimento que fica é de superação. “Nesse cenário de fábrica nova, pandemia e incerteza na entrega de insumos, todos da equipe se superaram. Só conseguimos entregar esses resultados por causa do trabalho e empenho de todas as pessoas envolvidas, desde a segurança, manutenção, alimentação, todos mesmos. E agora estamos mais preparados, com mais experiência e também mais otimismo para o ano que está começando”, conclui o profissional.


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Produtividade

Pier bate recordes na movimentação de produtos e matéria-prima

ler mais
Produtividade

Unidade de Granulação CR 150 bate 1 milhão de toneladas de produtos granulados

ler mais
Cadeia de Alimentos

O papel da Yara e do agro na descarbonização da produção alimentar

ler mais