Com união e diversidade, terceira turma se forma no Programa Mulheres na Manutenção

A pluralidade nos espaços da Yara Brasil é prioridade. Foi a partir desse nosso propósito que, em 2019, nasceu o projeto Mulheres na Manutenção da unidade de Rio Grande. Até então, apenas 3% do quadro de colaboradores da área era formado por mulheres. Por isso, era preciso melhorar para cultivarmos um ambiente diverso. De lá para cá, três turmas já se formaram no programa, que tem sido buscado cada vez mais por parte das profissionais também.

Na foto, cinco das 21 participantes dessa edição do Programa Mulheres na Manutenção.

No início de agosto, novas colaboradoras ingressaram na empresa e passaram por capacitações e treinamentos da terceira edição do programa. Agora, o momento é de colocar tudo em prática juntos às suas áreas, com a colaboração de diferentes supervisores. Animada com a nova trajetória na Yara, Yasmin da Silva, uma das 21 participantes, conta que a iniciativa foi essencial para se sentir acolhida e motivada a trabalhar com o que realmente gosta. “Eu busquei a área de manutenção para trabalhar porque eu gosto de solucionar e consertar as coisas. A possibilidade de reparar algo aplicando os conhecimentos que possuo me fascina. A equipe da Yara é excelente e me acolheu de uma forma que, nos primeiros instantes, já me senti parte do time. Está sendo uma experiência incrível!”.

O clima de engajamento também se destaca na terceira turma. O interesse em aprender proporcionou um entrosamento da equipe de mulheres, o que só ressalta a força delas em fazer a diferença ao lado da Yara. Jéssica dos Santos está adorando a nova experiência, bem como todo o conhecimento que está sendo compartilhado pelas demais colegas. “Eu busquei a área de manutenção para aprender de fato o que um eletricista faz. Já havia me formado no técnico faz um bom tempo e não tinha tido a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido. Estou achando muito bacana. A Yara é uma empresa enorme, cheia de processos, e estamos podendo aprender tudo”, comenta ela.

A união das colaboradoras é marcante na terceira equipe do programa.

Nós temos a satisfação em formar mais uma equipe. Temos certeza que a participação destas mulheres fazem com que a Yara siga sempre evoluindo O próprio projeto, inclusive, foi se transformando ao longo do tempo. “Iniciamos a primeira turma com 7 mulheres no quadro e hoje estamos com 21 mulheres. É gratificante verificar a evolução de cada mulher que já passou pelo programa e o crescimento do número de mulheres dentro do setor de manutenção. Os próximos meses serão repletos de desafios e expectativas para esse grupo. Ter a terceira turma nos enche de orgulho, pois nos dá a certeza de que o programa vem dando certo”, contou Mirelli Ferreira, do time de RH e responsável pela iniciativa na unidade.

Inovar e transformar vai muito além do investimento na infraestrutura. Queremos plantar a igualdade, afinal é assim que caminhamos para frente. Em 2022 tem mais. Vamos juntas?


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Pessoas

Dia do Agricultor: o trabalho que nutre a Yara

ler mais
Pessoas

Pandemia e o trabalho remoto

ler mais
Pessoas

Câncer de mama: a prevenção é o melhor caminho

ler mais