Mulheres inspiradoras: conheça a história da Rafaela Pasini

Na semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado na segunda-feira (8/3), a Yara Brasil demonstrou em suas redes sociais a importância de ter mulheres em todas as atividades da empresa e, com a igualdade de gênero, trazer uma visão de futuro cheia de inovação, colaboração e respeito. Neste mesmo contexto, trouxemos uma história muito inspiradora, que começou aqui na Unidade de Rio Grande e está ganhando o mundo. Conheçam a Rafaela Pasini, a Rafa, Coordenadora de Operações em Rio Grande, que está se tornando a Gerente de Operação da unidade da Yara em Cartagena, na Colômbia.

A história da Rafa com a Yara começou em 2013, enquanto ela ainda era acadêmica de Engenharia Química na FURG – Universidade Federal do Rio Grande – e passou a fazer parte da equipe como estagiária. De lá pra cá, a profissional passou por diversos aprendizados e desafios profissionais na empresa, trabalhou dois anos na Mistura, um tempo em RIG 2, em 2017 ingressou na produção da RIG 1 e no total ela já contabiliza 8 anos no time, 3 anos e meio deles na Coordenação. “A maioria das pessoas quando entra na engenharia química quer trabalhar em chão de fábrica. Esse era o meu sonho. Foi minha primeira experiência em carteira assinada e deu muito certo, eu nem imaginava que estaria tão realizada”, conta Rafa. 

Rafaela e parte de sua equipe na Unidade de Rio Grande da Yara Brasil

Sempre com esse olhar voltado para equidade, Rafa já entrou na produção buscando mais mulheres para o time. “Quando entrei na Yara foi o ano em que a Mistura começou a contratar mulheres. Levamos a ação para o time da Produção também. Conseguimos trazer pelo menos uma por turno e percebemos o ganho. Diversificamos o time, trouxemos outros olhares, observações.”

Rafa conta que sempre se sentiu muito bem acolhida na unidade, mas nem por isso deixa de reconhecer as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no dia a dia. “Nunca tive, na área operacional, comentários que tenham me deixado constrangida por ser mulher. Os líderes aqui motivam e apoiam muito. Quando assumi a cadeira de gestão enfrentei dúvidas que vinham muito mais de mim”, disse.

A coordenadora de operações, durante diálogo com a equipe, em 2018.

Recentemente, Rafa participou de um processo de seleção para uma gerência, em Cartagena – Colômbia. A vaga, de Gerente da Planta Sul, tem atuação em uma estrutura de Produção de NPK e Nitrato de Cálcio. “Me inscrevi, participei do processo e fui aprovada. Nem pensei duas vezes. É uma oportunidade fora, um novo jeito de trabalhar, com outros desafios, outra cultura, outra língua”, disse.

Rafaela é um exemplo de que as barreiras podem ser ultrapassadas e que os sonhos estão logo ali. “Aprendi que a mudança vem quando nós começamos a fazer diferente. As pessoas lá fora são as mesmas, fui eu que mudei. Se posso deixar alguma mensagem para as meninas, digo que apoiem umas às outras. O teu gênero não define quem tu és, não define tua capacidade nem teus limites. Busque o que te faz feliz, sem julgamentos. Não deixe que ninguém defina quem você é e siga em frente”, concluiu.


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Pessoas

Dia do Nutricionista: saiba a importância destes profissionais para a Yara RIG

ler mais
Pessoas

Pandemia e o trabalho remoto

ler mais
Pessoas

Diversidade e Inclusão na prática

ler mais