Projeto evita desperdício de comida e estimula solidariedade fazendo alimentos chegarem até quem precisa

Desde janeiro de 2023, moradores em situação de vulnerabilidade social do Bairro Atlântico Sul de Rio Grande recebem alimentos prontos para o consumo que são doados pela unidade de Rio Grande da Yara Brasil durante a semana. Trata-se da comida que foi preparada, porém não foi consumida durante o almoço no Restaurante Industrial da unidade. O formato do projeto foi pensado pelo Banco de Alimentos da FIERGS, no qual o Banco de Alimentos de Rio Grande é franqueado, e foi posto em prática em Rio Grande com o apoio do BARG e o suporte das áreas de compras, facilities, comunicação e sustentabilidade da Yara além de contar com a operacionalização de parceiros como as empresas Exal e Itaipu.

Como funciona o projeto:

Diariamente, o restaurante industrial da planta de Rio Grande da Yara Brasil serve mais de mil refeições. Os alimentos são preparados com antecedência por colaboradores da Exal, em função do grande volume de pessoas que almoçam no complexo industrial da Yara. Durante os horários das refeições, a comida é disposta em um buffet aquecido para colaboradores e profissionais terceirizados servirem-se. 

Assim que o horário de almoço termina, os alimentos que não foram consumidos nem dispostos no buffet (permaneceram na cozinha, prontos e acondicionados de forma correta nos pastroughts) são reaquecidos e regenerados à uma temperatura de 74°C, colocados em recipientes térmicos, seguros para o transporte que é feito pela empresa Itaipu. Os hot boxes são levados para a Associação dos Moradores do Bairro Atlantico Sul (AMBAS), onde os alimentos são consumidos em até 6h. Todo esse cuidado, garante as boas práticas alimentares e fazem com que a comida chegue quentinha e gostosa a quem precisa.  

Na Associação, voluntárias recebem os alimentos, complementam com aquilo que elas preparam na cozinha da sede e montam marmitas que são distribuídas para a comunidade em situação de vulnerabilidade social. 

Desde o dia 5 de janeiro, quando o projeto começou a ser operacionalizado, foram doados 372 kg de alimentos ao equivalente a mais de  1.062 refeições. Há espaço para que outras empresas do distrito industrial de Rio Grande se juntem à causa, pois a empresa parceira que faz o transporte dos alimentos, poderia otimizar a logística e mais pessoas poderiam ser atendidas ao mesmo tempo que menos alimentos seriam desperdiçados. 


Comentários (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

veja também

Doações

Banco de Alimentos: levando esperança a quem precisa durante o ano todo

ler mais
Doações

Lar Raio de Luz precisa de apoio para garantir os direitos dos funcionários

ler mais
Cadeia de Alimentos

Solidariedade dos colaboradores da Yara chega até a mesa das pessoas em situação de vulnerabilidade social

ler mais