A segurança está em tudo o que fazemos. Ela é nossa licença para operar, afinal entendemos que todos os acidentes podem ser evitados. Como forma de incentivar esse pensamento crítico e o comportamento seguro para que todos, tanto nos escritórios, no campo como nas fábricas, se tornem cada vez mais conscientes, alinhados à nossa cultura Safe by Choice, a Yara Brasil lançou a campanha “Tudo tem um porquê”.
O projeto tem como objetivo provocar com perguntas simples, mas que tirem as pessoas do piloto automático e incentivem reflexões sobre o valor que cada um dá aos comportamentos seguros. Durante os meses de campanha, todo o conteúdo será entregue através de dinâmicas, vídeos, encontros e cartazes espalhados pelas unidades.
As equipes de lideranças também estarão envolvidas em todo o processo, com o intuito de apoiar a reflexão e conscientização sobre as nossas atitudes e, com isso, mostrar como toda ação se reflete no coletivo e, consequentemente, no dia a dia de cada um de nós e da empresa.
“Após algumas investigações percebemos que, realmente, tudo tem um porquê, em todas as atividades que a gente faz no dia a dia. Parar e analisar cada ação e entender o porquê da gente estar fazendo aquilo é muito importante e nos ajuda a sair do modo automático. A campanha nos proporciona isso, um momento para refletir sobre as nossas atividades e entender se podemos fazer algo de uma forma diferente, cuidando dos detalhes que, por vezes, podem passar despercebidos”, explica Roberta Borges, Supervisora de Saúde e Segurança da Unidade.